terça-feira, 24 de junho de 2008

Dia 6 - Budapeste




Já que não escrevi nada sobre as comidinhas típicas e afins, como falou o André, vou contar como foi o fim de noite de ontem.


Fazia muito calor quando descemos na Vaci Utca, que é um calçadão perto da Ponte Elisabeth, com vários pubs e restaurantezinhos de comida típica. Sentamos entao em um deles e pedimos o prato tradicional do dia, composto de sopa Goulash (com páprica, muita cebola, tomate, temperos e carne de boi), e frango com dumpling (uma massinha feita com farinha e ovo, cozida em agua bem quente, similar a um nhoque), sour cream e molho de páprica. A páprica realmente vai em vários pratos da culinária típica húngara. Tomamos tb um chopp da região, Arani Ászok, bem leve e bastante saboroso.


O café da manhã por aqui também é bem interessante. Em todos os hotéis até agora o café contém peixe defumado e saladas variadas....repolho, tomate, milho, cenoura, cogumelos, etc. etc...e peixe com tempero, geralmente marinado. Fora as salsichas e wursts....neste hotel aqui em Budapeste (Ramada) tinham 4 variedades (escura, clara, bávara e vienense).







Hoje pela manhã fizemos uma visita a Buda, que é o lado mais rico da cidade. Lá fica a maioria dos banhos termais de Budapeste, que possui mais de cem fontes de aguas termais. Essas aguas tem poder curativo e medicinal, e há várias clínicas que indicam terapia com as aguas termais hungaras aqui na regiao. Inclusive dizem que é boa tb para a digestao. Só o cheirinho de ovo podre de 5 dias é que não há de fazer muito bem...+o(

Em Buda fomos a Igreja de São Mátyás, um dos reis da Hungria, que foi canonizado. O visual lá de cima era fantastico, de cara para o Parlamento. De lá, seguimos para a Ponte das Correntes, onde há a imagem de dois leoes sem lingua (a guia contou a historia sobre a falta da lingua dos leoes...não sei se procede, mas, segundo ela, o escultor esqueceu as linguas e atirou-se no Danubio por conta disto).

Em seguida estivemos na Praça dos Heróis, onde existem as esculturas de todos os chefes das Tribos Magiares e os reis da Hungria. Ao lado desta praça existe um parque fantastico, com muita area verde, há um castelo, varias areas de lazer e ainda um banho hungaro.

Fomos entao ao Mercado da cidade, em que se encontra de tudo que é típico. Incrível como aqui em qualquer canto se encontram frutas e verduras perfeitas, impecáveis. O calor hoje estava acima do insuportavel, suei lictros mesmo, e o mercado parecia uma estufa. Entao resolvemos experimentar mais um chopp hungaro, desta vez o Dreher, tambem bém conhecido aqui.

Do Mercado voltamos ao hotel e começou a cair a agua. Só saimos de novo pela noite, quando margeamos o Danubio para dar uma olhada nos monumentos com a iluminacao noturna.

Amanhã seguiremos para Polônia, onde termina a primeira etapa de nossa viagem.














É isso aí!





5 comentários:

Caco disse...

Oi Mons

Brigado por falar de comilança enquanto tudo que tenho na pança é o pãozinho de queijo que foi meu café da manhã.

Mas também...peixe, salsicha e repolho no café da manhã... não queria entrar no quarto de voces de noite. Tá loco.

A Hungria é legal. Eles exportam muitas primas pra Europa Ocidental.

Tiau e cuida dos veinhos

Anônimo disse...

UUUliana, que falta de roupa é essa????? ahuahuahauahuahauha


Ontem eu fiz meu primeiro júri! Olha que linda, nem é juíza ainda e já faz júris!!! hauahuahuahauahuhaa


tá, só ajudei nééé... hahaaha
mas foi lindo!!!


as fotos estão lindas!!!!! vc e seus velhinhos tão fofíssimos em todas!!!! =)


hj vamos fazer a despedida do Falca mais falca da história da humanidade - Jonatas. Tá indo pra Brasília um mês, vê se pode!!!! Quem é foda é foda né? hehehe

Enfim, vou me indo!
Boas passeadas, amora!


Beijos já com saudades,

Katy

(quem é ugly?)

Nana disse...

Cacao!
As comidas andam bem interessantes mesmo, apesar da mania do pai de vicio de mercado, folhinhas e ofertas...AFF!

A minha sorte é que eu durmo sozinha e o ar aqui eh só meu, só meu!!!

Vou trazer uma linguiça de cracovia pra vc na minha mala...e aí vc vai ter que pedir pra Pati durmir uma semana fora de casa.

Tiau!

Nana disse...

Leynny!!!

To tlixti que nao posso me despedir do nosso falca-guru jo, que vai fugir praquelas terras de ar seco lah no meio do brasilzao!

Já falei que ele vai virar tao chique q vai ser capa da QUEM acontece...."JONATAS e seu estilo hype falca nos conta tudo sobre Brasilia"

Snif!!!

Unknown disse...

É Nana, finalmente uma foto comprometedora.

Mais eu achei o short muito comprido, tinha que usar um daqueles shorts do tipo funkeira. Ai tava de bom tamanho, quer dizer curto tamanho.

Antes que eu seja agredido pela autora do blog, não acredito que teve um ser nesse mundo que gostou de fazer um júri. Não há nada mais sacal e injusto do que júri.

Ficasse horas e horas discutindo abobrinhas sentimentais, quando a vítima morreu atrozmente, para no final, os jurados, representantes da sociedade, absolverem o hediondo ser.

Só doido mesmo para gostar de hospício.

Coitada da Nana, por isso que ela só tira foto da cara.

Abraços Nana e boa viagem.