quarta-feira, 25 de junho de 2008

Dia 7 - Budapeste - Brastislava - Cracóvia

Hoje passamos a maior parte do dia rodando entre Hungria e Eslováquia. Saímos cedo de Budapeste partindo em direção novamente a Bratislava, capital eslovaca. Continua fazendo um calor absurdo aqui, sem tregua nem sombra.

Chegamos em Bratislava e visitamos a cidade, que também é banhada pelo Danubio e já foi capital da Hungria, quando recebia o nome de Poszony, chamada assim ainda por alguns. Fez parte do Reino da Hungria, entre os séculos XI e XIV para, mais tarde, integrar o Império Austro-Húngaro, até a IGM. Em 1919 tornou-se a antiga Tchecoslováquia, que foi dividida novamente depois de mais de 40 anos de domínio comunista para transformar-se nas atuais Rep. Tcheca e Eslováquia.


A cidade de Bratislava ainda é desconhecida dos turistas e pouco visitada. Faz parte dos roteiros mais exóticos e não possui, nem de longe, a grandiosidade de cidades como Budapeste e Praga. Mas é extremamente charmosa, e ainda conservas as tradições e hábitos eslavos desta região dos Cárpatos que vive, basicamente, da agricultura e exploração de alguns minérios.

Possui, ainda, um importante Castelo, cuja construção iniciou-se no século X, e foi reconstruido algumas vezes depois das avarias sofridas decorrentes de guerras. Fica em uma colina, num ponto de visao panoramica da cidade. Enfim, vale a pena passar ao menos um dia nesta ainda timida cidade da Europa Oriental.
.



O caminho, apesar de longo, foi pontuado por paisagens muito belas, passamos por povoados e vilarejos tipicos da Eslováquia e Polônia, com suas casinhas tradicionais e muitas vegetação e flores.

O destino agora é Cracóvia, capital da provincia de MałoPolska - Pequena Polônia e, também, capital cultural da Polônia. O nosso guia desta parte leste da excursão é italiano, mas mora em Oświęcim (Auschwitz em polonês). Amanhã, quando fizermos a visita pela cidade ele nos contará a história marcada por guerras da Polônia, que esteve sob o domínio de várias nações por quase 500 ininterruptos anos.

Chegamos em Cracóvia, após atravessar a região da Silésia, que está dividida entre Alemanha, Rep. Tcheca e Polônia, onde está localizada 80% de sua extensão. Esta regiao foi de enorme importância econômica e industrial pois possui enormes minas de carvão. Hoje, as industrias movidas a carvão estão quase todas inativas, restando apenas algumas permitidas pela Uniao Europeia.

Estamos hospedados no Hotel Cracóvia, o mais famoso da Polônia, por ter sido o mais luxuoso hotel comunista do país. Porém, de luxo comunista, pouco se pode esperar. O estilo arquitetonico é aquele mesmo caixotão cinza do tempo dos vermelhos, com poucos detalhes mais ostensivos. A localização é excelente, a menos de 10 minutos a pe da Stare Miasto - a cidade antiga.

Depois de chegarmos fomos entao à praça, comer qualquer comidinha polaca, pois vale muito a pena aproveitar a culinaria e os bons preços que a Polônia ainda oferece. Comemos pierogui de carne e uma sopa polonesa que jamais lembrarei o nome...com linguiça, ovos...bem pouco bomba!
Também tomamos um chopp típico polonês, chamado Tyskie. Aqui, ao contrário de Praga e Berlim, nao havia estrutura publica para os jogos da Eurocopa, que assistimos na tv do restaurante, ajudando os polacos a torcer pela Turquia...pobres otomanos!

Aqui consegui novamente uma conexaozinha pirata. Amanhã é o ultimo dia de Europa do leste, e sexta partiremos para França.

(hj prestei atenção bem direitinho nas aulas do nosso guia, Diego, que é italiano, mora na Polônia, fala ingles com o motorista, polones com o guia de Belgrado e ainda finlandes e espanhol, até onde eu sei :D)

(andré, hj ele falou mesmo que a lingua magiar é única, com traços de semelhança com o finlandes e o esloveno, acho eu!)

4 comentários:

Unknown disse...

Parabéns Nana.

Finalmente umas boas fotos.... das paisagens.

Acho que a Nana embebedou os pobres velhinhos para bater a carteira dos mesmos e catar os euros para torrar com óculos de marca caro (pior que as fotos aonde só aparece a cara, são aquelas em que metade da cara é o óculos). Isso tudo com prova documental.

Queria uma explicação acerca da foto da estátua. Quem é o sujeito (a)? Qual o significado da foto?

Bem, se está quente aí, porque a maioria das fotos são tiradas com as pessoas muito vestidas?

Sempre quis conhecer a Cracóvia, mas tenho que me contentar com Brejetuba. Pobre é f***.

Continue com a boa viagem Nana.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo Z. disse...

OBA CHOPE POLACO!!! Era bom?

Nana, seu blog é tão enriquecedor! Quanta cultura! =D

Bratislava é bem bonitinha mesmo! Cê não foi na chocolateria mais famosa da cidade, foi? Ai ai... vontade de nadar no chocolate quente deles (se bem que com esse calor, seria a ultima coisa que você iria tomar né... der).

Ah, e em Bratislava fui numa churrascaria de rodizio... uahuah. Os antigos donos eram brasileiros, deu pra comer uma picanha dura! Depois de uns 6 meses sem comer uma carne decente, foi um paraiso
\o/

E você é chique mesmo hein? No hotel mais famoso da Polônia!! Quando eu crescer quero ser que nem você! (principalmente os peitos... brincadeira hehe. Bicho, nem venha que eu não vou por silicone!!)

Beijão!! Boa viagem procê Nana =D

Melômano disse...

HAHAHAHAHAHA! O tipo desse Bicho. Vai pôr silicone, sim. Só tá se fazendo de rogado. ^^
Teca, foi teu guia que escreveu no blog hoje? Não sabia que ele sabia português tão bem também. =P
Parece bem simpática a cidade, especialmente pelas comidas que não parecem ser tão fora da nossa realidade (ou são? Medo!).
Ah, quanto à língua, eu dei mais umas lidas e descobri que eles juntaram meio que arbitrariamente os ramos fínico e urálico (acho que era essa a palavra), mas que hoje as (des)semelhanças entre as línguas não suportam mais essa classificação.
Ah, Teca, traz um perfume árabe da Arabian Oud lá da França. Fica na Xã Elizê, n.º 75008. Eu vi que eles têm perfume de verdade pra vender. Um deles custava £650 cada frasco (de TRÊS MILILITROS CADA UM). Mas eles têm outras coisas bem mais acessíveis lá... Se passar pela frente, dá uma olhada. Parecem muito dili! =P

Bom, vou nessa.
Beijuuuuu!
Sicuidaminina.