Incrível como a previsão do tempo tem nos enganado por aqui. Até agora pouquissimos pingos cruzaram nosso caminho, e o sol anda impiedoso. Hoje, novamente, faz um tempo fenomenal aqui em Paris, o que é excelente pois vamos ao Palácio de Versalhes e seus infindáveis jardins.
Versalhes fica no suburbio de Paris, e foi o local escolhido pelo rei Luis XIV para a construção de um Palácio, no séc. XVII, para reunir a corte francesa e poder fazer suas caçadas. O Palácio passou por inumeras reformas e etapas de construção, e possui seus salões com nomes de deuses romanos...Salão de Venus, Saturno, Jupiter, Apolo, etc. A melhor parte fica por conta da Ópera, Salão dos Espelhos e Aposentos do Rei e da Rainoa.
A riqueza do Palácio é sem igual. O custo para mante-lo girava em torno de 25% dos rendimentos totais da França à época. Estima-se que 36 mil homens e 6 mil cavalos foram necessários para o deslocamento de vigas, pedras, e blocos de mármore. Além destes, os melhores ourives, pintores, escultores, arquitetos, inclusive Le Vau, que planejou o Jardin des Tulleries, foram contratados para criar uma das joias mais lindas da arquitetura, feita as custas de muito dinheiro explorado dos pobres coitados como nós.
Os jardins são um show a parte. Parece uma ditadura verde, onde nenhuma folha pode estar fora de seu devido lugar. Não se consegue visitar tudo em um dia....as caminhadas sao longas e os caminhos sao repletos de pessoas fazendo piqueniques, cooper, caminhadas, andado de bike. Os lagos são habitados por cisnes e patos, entre os barquinhos alugados pelos visitantes do parque. As flores estavam por todos os lados, colorindo cada pedaço dos jardins. Realmente um pedaço do paraíso.
Depois de horas de caminhada em Versalhes, separada do grupo, pois os pais voltaram bem antes ao hotel, voltei a Paris de trem, num calor infernal, para subirmos, como prometido aos velhinhos, à Torre. Calor, calor, calor em Paris, hoje tivemos mais de 35 graus, sofrido, minha gente.
Deixei os velhinhos na fila da torre e fomos eu, Luli e Pica jantar em Montmartre. Fomos em um restaurante libanes, onde comi carneiro, salada e batatinhas coradas, uma diliça escondida entre os becos de Paris!! Como é bom ter amigos locais! Tomamos um sorvetinho do lado da Sacre Coeur, maior agito nas escadarias, showzinho de musica, povo bebendo nos gramadinhos...paramos pra dar uma olhada no visual, pois de Montmartre se vê Pairs inteira, e eis que surge lá no fundo a Torre Eiffel...azul! Azulzinha, com as estrelas da UE, parecendo aquelas torrezinhas que os nigerianos ou afins vendem nos arredores. Fomos pra lá conferir de perto, e o que passava era que a França, hj, foi eleita para a presidência da UE pelos próximos seis meses e, em homenagem, a torre ficou azul, como a bandeira da UE. Espetacular.
Agora, Paris ficou para trás. Amanhã seguiremos para Chamonix e Turim.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário