Pela manha fizemos uma visita a Sofia e suas igrejas ortodoxas. Confesso que muito pouco conhecia desta vertente do cristianismo, seus icones, rituais e templos. Primeiro, apesar de achar interessante a idéia de Jesus Cristo estar sempre representado vivo, e Maria não ser considerada virgem, acho as imagens e santos bizantinos muito mal encarados. São carrancudos, obscuros e do tipo de poucos amigos. As imagens sao sempre bidimensionais e estranho tambem é o constume das pessoas beijarem as imagens dos santos nas igrejas.
Dentro da igreja, o rito se assiste de pé. Os assentos sao destinados aos velhinhos que nao podem aguentar as duas horas de missa. O padre, antes de iniciar a missa, benze os fieis com incenso e pede permissao ao padroeiro ou santo da igreja para dar inicio. A leitura da biblia é feita, geralmente, de forma cantada e por isto é requisito para o padre ortodoxo possuir uma boa voz.
Fomos a Catedral de Sofia, que possui um coro bastante famoso, que nao interpreta somente canticos religiosos, mas tambem musica classica. A igreja é uma beleza, um com visual muito clean em seu interior, lustres e belos afrescos. Como era domingo, havia uma missa e o coro estava entoando passagens biblicas. A acustica da catedral é fenomenal, e o coro cantando foi de arrepiar.
Visitamos tambem a parte administrativa de Sofia, o palacio da presidencia, palacio de Belas Artes, e uma feirinha ao ar livre, onde havia artesanato bulgaro, mercado de pulgas, quadros e antiguidades.
Deixamos Sofia para irmos a Plovdiv, a segunda maior cidade búlgara. A Bulgária é conhecida como o pais das rosas, que sao cultivadas no Vale das Rosas, onde há um microclima unico para o cultivo de rosas, as quais em nenhum outro lugar do mundo puderam ser cultivadas. Para 2 toneladas de rosas se extrai 1 litro de azeite, que é matéria prima de perfumes da Chanel, Dior, Givenchy, etc, alem de cremes, leite, agua de rosas, e todos os tipos de cosmeticos feitos aqui.
Almoçamos em um restaurante a beira de um riacho, onde comemos truta e salada grega. Chegamos em Plovdiv pela tarde, e visitamos alguns locais onde existem ruinas romanas, já que a cidade foi dominada pelo imperio romano nos primeiros seculos depois de Cristo.
A cidade é realmente muito bonitinha, e mais turistica do que Sofia.
Amanha é dia de conhecer os tais dos otomanos, que não sao os caras mais queridos e bem falados das redondezas...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Oie Ali!
Que lindas suas aventuras religiosas ortodoxas na Bulgária!
Conseguiu tirar fotos das Igrejas?
(que pergunta de beata, hahahaha)
Sonhei acordada com os vilarejos que vc falou!
Adorei os relatos históricos, aprendi bastante, hehehe!
Aliás, maravilhosas as fotos da Gréciaaaa!
Um grande beijoooo!
Luli, traga um totomano pra mim!!!!
Cool friend, sabe se é barato ir dos States para o Velho Continente?Dava para aproveitar neh!
Lugares quase-nada lindos q vc está visitando (estou meio sem tempo pra ler tudo, mas vejo as figuras, como na revista Caras).
Tá na hora d voltar neh?
beijooo
Teca, mi trais prefúmi du Váli das Roza! \o/ Ai, ai, saudadinhas de você. Ah, vou te avisando que assim que chegar cê tem que ir ver o filme do meu novo ídolo: WALL-E. Tô fazendo muita propaganda! <3 HAHA.
Aproveite bem o restante da viagem e se cuide com os turquinhos... =P
Beijos!
Oi Nana!!
Nossa, me perdi aqui nesse blogue! Tem tanta coisa pra ler haha.
Passando pra mandar um beijão e desejar uma otima viagem!
E SIM! Wall-E é bem legal :D
Beijão
Postar um comentário