domingo, 6 de julho de 2008

Dia 18 - Roma






Dia livre! Isso significa felicidade, passarinhos cantando, cigarras cigarreando, arco iris, borboletas, fadas, gnomos e todas as coisas bunitas. Acordamos as quaaase nove horas, o que quer dizer “nossaaaaa, como dormimoooos!” e fomos ao Coliseu e Foro Romano. Surpreendi-me com a boa vontade do meu pai hoje para caminhar – e que caminhada! - pelo foro, que é um tal de sobe escadinha, desce escadinha, sobe morro, desce morro. Aliás, ali, todos os caminhos levam à casa de Augusto.

Esse tal de Augusto devia ser um cara muito festeiro, pop total, imagino que todos que iam a Roma estavam querendo dar um chego lá no Augusto, comer um churrasquinho, tomar uma bera.....ou um vinho né. Não tinha uma placa, qualquer que fosse a direção, onde não se lesse “Casa di Augusto”. Bem interessante essa sinalização por aqui. Palhaçadas à parte, nunca havia entrado no Foro Romano e Palatino, e hoje me perguntei o porquê, pois, para mim, foi de longe o lugar mais interessante que visitamos em Roma. Além do parque ser lindo, cigarrinhas cigarreando por toda a parte (a cidade está repleta de cigarras, seja dia, seja noite, estão elas cigarreando), pés de louro a granel e toda aquela lembrança da Gilda e suas aulas de Direito Romano...

Interessante mesmo aqui são as fontes de água potável, espalhadas por toda a cidade. Como é bom dar uma refrescada no corinho! Até porque, nem precisa dizer, as nuvens não gostam da gente por aqui. Lembrei até que a Japaline me pediu...”Aliana, me traz uma nuvem de presente da Europa”....sorry, mais fácil até trazer uma Ferrari. Sei que sentirei saudades em poucos dias, mas tá fooooda o calor! Num guento mais o salgadinho do pelego!

E a brasileirada que tem por aqui....poxa, se trupica em um brasileiro em cada esquina de Roma. Não sei se é bom ou ruim, mas é esquisito se ouvir mais português do que italiano.
Fomos passear pelas pracinhas depois do Foro....Fontana di Trevi (duas moedinhas, uma pra fazer um pedido, outra pra voltar a Roma), Piazza di Spagna, del Popolo, Navona. Hoje moí as pernas dos vovozinhos....o pai já tava tendo alucinação, conversando com qualquer mulher que parava ao lado dele achando que era minha mãe, com direito a catuco nas desconhecidas e tudo...Aiaiai..haha!

Amanhã, partimos para Ancona, com parada em Loreto. De Ancona seguimos de ferry para a Grécia. A aventura continua....e o calor também!

2 comentários:

Melômano disse...

UhauHAUhauhUAHuahuHAUhauhUAHUhauHAUHuahUAHUha!!! Teca, quase caí da cadeira com a história dos travecos. ='D Ai, ai, cada um que aparece, né?! E o teu pai catucando as estranhas deve ter sido hilário também. Tadinho do vovozinho... HAHAHA! Ah, eu tenho uma perguntinha: será que foram os bracinhos ou uma certa brabuleta marota que estava de fora e impediu a tua entrada na tal igrejinha do Santo? =P
Beijos, minina. Passa protetor solar (em você e nos velhinhos).

Nana disse...

Tecolino!!

Minha brabuleta tava bem escondidinha!!! Aff maria! Hunf!

Ahhh, mas precisava de ver os gayzinhos parisienses....tinha pra todos os gostos, velhoes, ursos, cuecao de couro, coelhinhos, torsos depilados e 0% fat, montadas...tipo self-service.

Paris tem dessas coisas...